Páginas

terça-feira, 4 de março de 2014

Apostolado da Oração em Fátima - 2011


Peregrinação do Apostolado da Oração ao Santuário de Fátima
16 de Outubro de 2011

A 16 de Outubro, foi retomada uma iniciativa iniciada há cerca de trinta anos: a Peregrinação Nacional do Apostolado de Oração ao Santuário de Fátima.
À peregrinação onde participaram milhares de fiéis, pertencentes a diversas paróquias do país, presidiu D. Manuel Clemente bispo do Porto. Concelebraram o Pe. Dário Pedroso e o cónego João Peixoto, director nacional e director diocesano (Porto) respectivamente.


Breve crónica do dia:

A peregrinação iniciou-se com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições pelas 10 horas manhã, a esta oração presidiu o Director Nacional do Apostolado da Oração o Pe. Dário Pedroso sj.
Momentos antes do inicio do programa, já se foram agrupando junto da Capelinha alguns milhares de fiéis com centenas de estandartes referentes ao movimento de devoção ao sagrado Coração de Jesus.
Terminada a recitação do Rosário, iniciou-se a Procissão de Entrada para o Altar principal do recinto, para aí, às 11 horas, ter início a Eucaristia. Momento alto da peregrinação.

Do Altar principal, via-se uma multidão de fiéis pertencentes a numerosos grupos do Apostolado da Oração.

Na sua homilia, D. Manuel Clemente lembrou que este movimento “tanto bem tem feito por esse mundo além, porque renova paróquias, porque renova as vidas” e "creio que todas as comunidades cristãs, todas as famílias cristãs, na devoção ao Coração de Jesus, todos os associados do Apostolados da Oração, em cada comunidade, mantendo esta prioridade de devoção, isto é, da devoção centrada em Deus, se tornarão depois e consequentemente os primeiros obreiros da sociedade de nós todos, reconstruída segundo Deus, que quer o bem de todos e cada um dos seus filhos, de todas e de cada uma das suas criaturas".
Numa mensagem final aos grupos do A.O. que vieram de todo o Portugal, o Pe. Dário Pedroso, director nacional, afirmou que a peregrinação, com a muita participação que teve, foi uma "verdadeira festa de Deus.

Terminada a Eucaristia, foi tempo de muitos regressarem às suas paróquias, ás suas casas, outros ficaram-se pela Cova da Iría cumprindo as suas promessas.

O programa terminou com a participação de muitos peregrinos com seus estandartes na Procissão Eucarística, realizada no recinto do Santuário com Bênção do Santíssimo Sacramento no final. A Procissão Eucarística foi presidida presidida pelo Pe. Carlos Cabecinhas.

Nota histórica: O Apostolado de Oração é um movimento católico interna-cional, nascido no seio da comunidade jesuíta, que incentiva e promove a devoção ao Imaculado Coração de Jesus. Os seus associados oferecem orações, sacrifícios e trabalhos em favor da Igreja. Este movimento chegou a Portugal em 1864. Actualmente, está presente em todas as dioceses portuguesas e na maioria das paróquias. 

Agradecimentos: www.santuario-fatima.pt
Fotos









































*As fotos desta galeria são da minha autoria e estão protegidas por lei. Respeite os direitos de autor e não as utilize sem autorização.
Para cedência de fotografias, contactar para: hugoviegas.81@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário